quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Arroz de Forno

Como nem só de açúcar a gente vive, vamos nos aventurar em uma comidinha salgada. Vamos ver um prato que é muito simples, mas não por isso menos saboroso. Não o fiz muitas vezes, mas em todas o bichim agradou bastante. É prático de ser feito, sendo uma boa opção para comida de praia por exemplo.

Arroz de forno

Ingredientes

1 peito de frango desfiado
1 cx/lata de molho de tomate de sua preferência
2 copos de arroz
1 copo de requeijão
Um pouco de queijo ralado
Condimentos a gosto

Preparo
Coloque uma panela com água para ferver (suficiente para quase cobrir o peito de frango). Quando estiver começado a ferver coloque o peito de frango e deixe-o até estar bem cozido. Tire o frango da água e deixe esfriar. Quando você conseguir manuseá-lo, desfie toda a carne. Em outra panela coloque o frango e o molho para esquentar (pode ser feito com os condimentos que você preferir, um que eu gosto é colocar primeiro o frango para refogar com cebola e alho) e reserve. Prepare o arroz normalmente (exemplo simples: colocar o arroz com mais ou menos 3 copos de água, meia colher de sal e um pouco de óleo para cozinhar até secar a água do fundo).
Montagem: em um pirex de vidro ou forma retangular de bolo, pegue o molho e espalhe uma fina camada no fundo da forma. Pegue o arroz e faça também uma camada sobre o molho. Repita outra camada de molho, mais uma de arroz e finalmente mais uma de molho. Pegue o requeijão e espalhe sobre esse conjunto (não precisa ficar bem esplhado, principalmente se for requeijão tradicional, aqueles bem durinhos). Espalhe o queijo ralado por cima. Pegue a forma e coloque em forno quente. Deixe até que você veja que ele está fervendo (nessa hora pirex de vidro ajuda muito) ou o requeijão tenha derretido e desaparecido no meio do arroz. Tire e está pronto pra servir.

Dica do Flazeh:

No molho eu recomendo colocar também um pouco azeitonas picadas e/ou champignon.
Para os ratos de plantão como eu, pode-se colocar um pouco (ou nem tão pouco no meu caso) de queijo mussarela ralado grosso sobre a primeira camada de arroz e molho, de forma que acaba ficando como um recheio com direito a queijo puxando e tudo mais :D
Vejam que essa receita é altamente personalizável, de forma que se pode colocar outros molhos, como molho branco, queijos ou qualquer outro. Aditivos no molho como milho ou o champignon (como eu comentei) são ótimas variações. A imaginação é o limite, então arrisquem sem medo, ou só um pouquinho ^^

Ó o trem baum (é mais gostoso que bunitu) hehehe

Nenhum comentário:

Postar um comentário