domingo, 17 de janeiro de 2010

Tradicional: Lasagna

Tá... e qual lasanha q esse cara ta falando?? Bolonhesa, quatro queijos, molho branco... qual???? Bem, nenhuma delas, essa é simplesmente o primeiro tipo de lasanha que eu aprendi a fazer, com minha mãe. É um tipo de lasanha q eu adooooooro. Acho que um dos sabores que eu mais gosto, tanto que o que eu mais faço. Ele é bem parecido com lasanha a bolonhesa, relativamente barato, e bom... muuuuuuito gostoso, apesar que não confiem no que estou dizendo, façam e tenham sua própria opinião ;)
 
Lasanha

Ingredientes
Massa para lasanha (um pacote daqueles de 500grs)
Molho de tomate (uns 50grs)
1 cebola
½ quilo de carne moída
200-400 grs de queijo mussarela fatiado
200-400 grs de presunto fatiado
Leite

Molho branco (opcional)

1 litro de leite
5 colheres cheias de farinha
1 colher de margarina ou manteiga
1 pacote de queijo ralado

Preparo

Molho vermelho
Pique a cebola e coloque em uma panela com um pouco de óleo para fritar. Quando a cebola estiver quase transparente, querendo dourar, coloque a carne moída junto para refogar sem a tampa. Vá mexendo de vez em quanto para soltar as pelotas de carne e a carne moída fique bem soltinha. Ela deve secar, se ainda não estivem tem fritinha a carne, pode colocar um pouco de água para não queimar. Quanto estiver bem refogada e sequinha, acrescente o molho de tomate e deixe no fogo até ferver. Coloque sal até ficar ao seu gosto. Pode colocar água no molho para que ele fique bem ralo.

Molho Branco
Coloque um pouco do leite em uma panela (sem fogo) com a farinha, misture os dois até obter uma pasta homogênea. Se estiver muito dura, coloque mais leite (ele vai ser colocado todo mesmo), depois que toda a farinha já tiver virado uma pasta, acrescente o resto do leite e misture até a farinha ficar bem dissolvida. Adicione a margarina e parte do queijo ralado e leve ao fogo. Fique mexendo sempre, passando freqüentemente a colher (de preferência de pau ou bambu) no fundo para evitar empelotar. Deixe até ferver um pouco, para cozinha a farinha e está pronto o molho branco da lasanha.

Montagem

Em um pirex ou forma retangular de bolo espalhe uma camada de molho em seu fundo. Coloque uma camada de massa de lasanha sobre o molho e daí mais uma camada de molho sobre a massa. Espalhe fatias de presunto sobre o molho até cobrir tudo, faça o mesmo com uma camada de mussarela.  Continue fazendo camadas de massa e de queijo+presunto, sempre intercalados de molho, até completar a forma (ou acabar os ingredientes). Termine com uma camada de massa com molho por cima. Coloque lentamente nas bordas da lasanha o leite, deixando que ele penetre na lasanha, faça isso até o leite ficar aproximadamente no nível da ultima camada de massa. Esse leite que vai umedecer a lasanha e deixar cozinhar a massa para ela ficar macia. Se estiver com pressa pode já colocá-la para assar, mas eu recomendo deixar algumas horas em repouso, se possível de um dia para o outro. Na hora de assar opcionalmente coloque o molho branco sobre a lasanha, polvilhe o resto do queijo ralado e forno. Deixe assando até você ver que começar a ferver pelas bordas. Tire do forno e está pronta para servir.  Eu particularmente gosto dela acompanhada com arroz. Mas uma purinha também cai muito bem.

Dicas do Flazeh

Detalhe que as quantidades indicadas podem não dar certinho, por causa da espessura das fatias de queijo e presunto, o quanto foi colocado de molho em cada camada, etc. Então não estranhe se sobrar algumas coisas ou faltar algo antes do fim da montagem, é normal e com um pouco de prática você aprende o quanto dosar cada coisa pra dar mais ou menos certo. Okay?
Ao montar a lasanha, ocupe toda a forma, sem deixar áreas não preenchidas, se isso acontecer ela pode ficar dura e seca.
Para tarados por queijo como eu, colocar um pouco de mussarela picado no molho branco que ele fica mais saboroso (pode ser o queijo q eventualmente sobrar da montagem.
Também se pode utilizar massa fresca para lasanha, no geral fica mais gostoso. É só procurar na sessão de frios (perto da massa de pastel, provavelmente... hehehe) do seu mercado e ser feliz.

Behoooold: The Lasagna - com o molho branco, claro :D


Nenhum comentário:

Postar um comentário