quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Um dos meus preferidos: Bolo de Fuba

Fubá... se tem um trem que eu gosto e muito é fubá, ou claro, coisas feitas com fubá. Bolos, bom-bocados, empanados, etc... me parece que quase tudo fica bom com ele. Pra variar essa é minha receita favorita de bolo, inclusive a primeira que eu aprendi, que fica baum prakas (até porque se não fosse eu colocaria aqui... hehehe). É daqueles bolos mais sequinhos e bem simples, mas não por isso com menos sabor, bom pra se comer assim que sai do forno, que ainda está fumegando, e preferencialmente acompanhado de um copo de leite puro e gelado (a minha forma favorita de comer bolo e afins, apesar da estranheza de muitas pessoas hehehehe).

Bolo de Fubá

Ingredientes
1 xícara de margarina
2 xícaras de açúcar
4 ovos
1 xícara de fubá
½ xícara de leite
1 xícara de maisena
2 xícaras de farinha de trigo
1 vidro de leite de coco
1 pitada de sal
1 colher de sopa de fermento

Preparo
Separe as gemas dos ovos e reserve as claras. Em uma tigela coloque as gemas e o açúcar e misture-os até ficar homogêneo (vai ficar tipo um açúcar amarelinho). Adicione a margarina e misture novamente. Vá adicionando o fubá, a maizena e a farinha de trigo, intercalando com o leite e o leite de coco. Coloque a pitada de sal nas claras e bata-as em neve (de preferência em uma batedeira, porque no braço cansa um monte). Adicione as claras em neve à massa misture-as sem bater. Coloque o fermento em pó e novamente misture sem bater. Coloque a massa, preferencialmente, em uma forma redonda com furo no meio, previamente untada e polvilhada com farinha. Coloque para assar em forno em potência média. Retire quando estiver assado. Espere esfriar um pouco e passe uma faca sem ponta (e de preferência sem fio) nas laterais para soltar o bolo e desenforme-o em um prato ou bandeja. Está pronto para comer, de preferência com um copo de leitinho gelado... heheheh

Dicas do Flazeh
Pra ficar bem macio o bichim, bata muito bem as claras em neve, mínimo até você virar a tigela e ela não cair, faz toda a diferença.
Tem quem goste pra deixar ele com uma casca pretinha, ao invés de polvilhar com  farinha a forma, usar chocolate em pó.
HÁ!!! Como poderia esquecer??? Pode-se (enfaticamente) colocar um pouco de erva-doce na massa, de preferência no inicio do preparo da massa pra ela já ir soltando gostinho ;)

E olha o bolo saindo do forno...  nham nham...

3 comentários:

  1. Esse vou ter que fazer. Adoro bolo de fubá!

    ResponderExcluir
  2. Ficou muito bonito! Nada melhor que um bolo de fubá! Beijos, Môni

    ResponderExcluir
  3. Ps.: Quer as fotos daquela pizzada para usar na receita de pizza?

    ResponderExcluir